ATIVIDADE 2.8 - TÂNIA MARA


ATIVIDADE 2.8

    







       

-RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA DO PLANO DE AULA
         As aulas preparadas e aplicadas sobre o tema “O Natal” com a utilização das TICs, na disciplina Ensino Religioso, foi organizada em três etapas:
1ª Etapa – Pesquisa feita pelos alunos sobre “O Natal” no Google.
2ª Etapa – Sensibilização e reflexão sobre o Natal, através de imagens.
-Estudo sobre dados informativos, realizado através de apresentação de vídeos-clipe baixados no Youtube.
-Atividade de produção: “Como comemorar o Natal?”
3ª Etapa – Apresentação da atividade realizada pelos alunos.
         Percebi e constatei que ao longo de todo o processo os alunos ficaram bastante curiosos e atentos a todas as etapas, os resultados foram satisfatórios e os resultados foram atingidos de maneira objetiva e prazerosa, inclusive um dos trabalhos feito pelas alunas do 7º ano do turno vespertino, foi apresentado no evento escolar “O dia da Família”.
         O trabalho escolar com a utilização da tecnologia enriqueceu e dinamizou todo o processo de estudo, através dos diversos recursos oferecidos que possibilitaram a interação, o entendimento e a participação dos alunos. Acredito que este é um dos novos caminhos que estão sendo abertos para a educação.

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO (ESCOLA MUNICIPAL Dr. ANTÔNIO JERÔNIMO DE OLIVEIRA)


 

 

TRABALHO - PROINFO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema-Aprendendo com o uso do data show

PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 2º ANO

Público alvo: Alunos do Baixo Desempenho do 1º ano - Ciclo de Alfabetização

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO:

As atividades serão aplicadas pela professora regente em sala de aula, com o propósito de intervir na realidade dos alunos que se encontram no Baixo Desempenho. Outro objetivo da atividade é de fazer sondagem dos conhecimentos da turma relativos às capacidades da consciência fonológica.  Os pontos fortes da atividade são:  o lúdico, desafio, dinamismo.

A base da atividade é a reflexão coletiva a partir das argumentações (justificativas) dadas pelas duplas para cada resposta encontrada;  a professora tem um papel importante para fazer questionamentos e conduzir as discussões dinamizando o tempo, mantendo interesse, vontade de participar, aprender e curiosidade pelo texto-surpresa. Os alunos (dupla) responderão a cada questionamento levantando a ficha relativa.

O propósito é de que, realmente, os alunos consigam ler palavras, é que propomos o caminho: ler palavras (geradoras), consciência fonológica e leitura de texto.

 

DESENVOLVIMENTO:

1º momento:   Antes do início do trabalho com os slides

Propor um acordo com os alunos, motivando e desafiando-os para uma força tarefa conjunta  (com prosseguimento até final do ano). Fazer combinados de atitudes individuais e da turma para realização de todas as atividades com concentração, atenção e garra para aprender a ler. Dizer que a atividade que faremos (slides) será o início da força tarefa, que prosseguirá com a professora. São atividades que se misturam a brincadeira, mas que exigem atenção, reflexão,  tentativa (arriscar) e obediência a regras do jogo (comandos,responder quando solicitado).

2º momento:    Trabalho interativo com slides

ü Distribuir envelopes para alunos (agrupados em duplas ou trio), contendo fichas com palavras, sílabas, letras, números, texto, imagem.

ü Começa o jogo: cada dupla levantará uma ficha à escolha e dirá se é uma palavra, letra ou....

ü Desafio para aprendizagem:  A nossa atividade é com um texto surpresa! Para conhecê-lo vocês (alunos) terão que adivinhar sobre o que o texto fala,  facilitaremos apresentando algumas pistas “imagens e palavras” que terão que ser lidas para dar continuidade ao jogo até chegarmos ao texto-surpresa.

1º slide:  desenho da casa

ü  Levantamento de hipóteses: A história do texto surpresa  aparece este lugar. Que imagem é esta? De quem será esta casa? Parece uma casa comum, misteriosa, mal assombrada? ...( Atenção analistas, não podemos ficar muito tempo com levantamento de hipóteses.)

ü  Leitura de palavras: Para continuar o jogo cada dupla deverá encontrar a palavra CASA entre as fichas que receberam. Questionar como eles descobriram que a palavra é casa, ouvir primeiro alunos que não acertaram, buscando promover a reflexão sobre fonema ou sílaba/letra inicial (qual outra palavra que eles conhecem que começa com a mesma sílaba).

2º slide:  desenho da bruxa  -3º slide:  desenho do sapo  - 4º slide:  desenho do rato

5º, 6º e 7º  slide:   palavras e imagem

ü  Leitura de palavras/associação palavra e imagem-   Avisar a turma que  a leitura vai ser silenciosa, cada aluno vai ler a palavra apresentada no slide e em seguida encontrar o desenho do nome da imagem (entre as fichas que receberam).  Agora apresentaremos palavras que também fazem parte do texto-surpresa, vamos continuar participando e lendo para seguir a trilha até chegarmos ao texto, vocês vão adorar.

Discutir cada resposta dos alunos, buscando promover reflexão fonêmica. Em seguida apresentar a imagem do slide para confirmação da resposta solicitada.

v  A estratégia destes slides é a mesma dos anteriores, ocorrendo somente a inversão apresenta a palavra para ser lida no slide e alunos encontrarão a imagem. No slide de nº 07, refletir sobre o som de R e posição da sílaba RA.

8º slide:   Imagem coruja e atividade de consciência fonêmica

ü  Consciência fonêmica- Explorar o animal: sabem que animal é este? Onde ele vive? Quais as características da coruja que vocês conhecem? Abrir e ler o enunciado e as opções de respostas, deixar os alunos encontrarem a palavra que tem o mesmo som inicial de coruja (casa). Discutir todas as respostas, provavelmente os alunos terão dificuldade por não conhecerem som  e sim nome de letra e sílaba. Fazer uma intervenção para que alunos saibam que além de nome as letras têm um som (apresentar som da letra c ou mostrar vídeo com fonemas).

9º, 10º,11ºe 12º slide:   Trabalho com sílaba

ü  Consciência silábica – Crianças, Inicialmente incentivá-los a ler a palavra (chamar atenção para pistas, sílaba conhecida). Abrir e ler enunciado para alunos e desafiá-los a encontrar a resposta solicitada (podem contar sílabas no dedo). Eles podem usar a ficha com a palavra para visualização de perto e discussão da dupla. Após discussão coletiva apresentar resposta correta no slide (levantar suspense).

13º slide:  Texto

ü  E agora? É a última chance para ver qual dupla já sabe de que nosso texto fala (deixar alunos falarem um pouco para aguçar a curiosidade, incentivo para ler. Apresentar 1º a imagem: este é o lugar onde se passa o texto (explorar rapidamente a imagem). Em seguida apresentar título e questionar sobre de que sujeira o texto fala, refletir sobre como é viver e conviver em local sujo, como se sentem quando estão suados, sujos.

Apresentar o texto e deixar um tempo para que eles tentem lê-lo (em duplas e coletivo). Chame a atenção para as palavras que foram lidas anteriormente (a partir das palavras conhecidas podemos identificar outras e ter noção do texto). Em seguida ler o texto para alunos com bastante entonação, pode-se variar nas estratégias de leitura (compartilhada). Certificar junto com todos se realmente todos os personagens e nome das imagens apresentadas antes aparecem no texto. Questionar: está faltando algo neste texto? Se eles não disserem falar da ausência do autor e explicar a razão (texto de domínio público, criação popular).

 

 

14º e 15º slide:   consciência de palavra e frase

ü  Abrir e ler enunciado, dar tempo para alunos encontrarem resposta, discutir as respostas.

16º slide:  Terminação fonológica 

ü  Abrir e ler o enunciado, abrir a imagem (coruja) e pedir que falem a palavra prestando atenção no som final. Abrir as opções de resposta, deixar que os alunos tentem ler as opções  e encontrem a respostas apresentando a ficha. Discutir todas as respostas e apresentar a confirmação correta.

17º e 18º slide:   Questões do texto: inferência e localizar informação explícita

ü  Avisar alunos que o texto será lido novamente e eles deverão prestar atenção pois o novo desafio é responder questões relacionadas.Abrir e ler o enunciado, deixar que os alunos tentem ler as opções de respostas (posteriormente ler para eles) e pedir que mostrem a letra relativa a sua escolha (A-B-C-D). Ouvir argumentações e deixar que eles cheguem a opção correta (voltar ao texto quantas vezes for preciso). Os alunos têm o texto em mãos (kit).

RESULTADO

Este trabalho será executado em 3 semanas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: www. meucantinhopreferido.com.br

 

 

 

Grupo : Escola Municipal Dr. Antônio Jerônimo de Oliveira

 

RELATORIO PLANO DE AULA (EDVÂNIA, MARILENE, RONALDO e ZÁIRA)


ATIVIDADE 2.6

PLANO DE AULA

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR ANTÔNIO JERÔNIMO DE OLIVEIRA

PROFESSOR: Ronaldo, Edvânia, Marilene e Záira
DURAÇAO: 6 aulas
NÍVEL DE ENSINO: Fundamenta l (6º ao 9º)

CAPACIDADES:

- Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança;
- Desenvolver atividades que trabalhem a expressão corporal;
- Associar as tecnologias com os movimentos da dança (coreografias);

RECURSO DE ENSINO: Cd,aparelho de DVD e som, Televisão, Data show, laboratório de informática com acesso a internet, espaço para as coreografias.

DESENVOLVIMENTO:
                                         
1º Momento – Levantamento dos conhecimentos dos alunos e pesquisa sobre dança.

O que é dança?
Quais os elementos da dança?
Quais as danças que vocês conhecem?
Quais os ritmos que vocês sabem dançar?
Falar sobre a história e a evolução da dança.
O que é preciso para saber dançar?

2º Momento – Apreciação das danças pelos alunos







3º Momento – Proponha aos alunos que experimentem dançar ao som de algumas músicas (pode músicas do momento, com vários ritmos diferentes)






4º Momento – Montar com os alunos um Evento de Dança com ritmos pré-estabelecidos para cada turma e ano escolar.

Ø  Elaborar o nome do evento e também a logomarca do projeto (através de desenhos feitos pelos alunos e seleção do melhor que retrata a dança e ritmos).

- Avaliação:

Conheceram danças de nossa cultura e de outras culturas;
Valorizaram o desenvolvimento do projeto em todas as suas etapas;
Construíram uma coreografia para o evento;
Participaram do Evento de Dança;

 
 
 
As três primeiras etapas deste plano foram executadas na Escola Municipal Doutor Antônio Jerônimo de Oliveira, localizada na Rua IPÊ nº 100 no bairro Ipê I em Joaíma-MG. A quarta etapa deste plano que corresponde ao evento final, onde os alunos são preparados para que possam demonstrar seus dons através da dança foi realizada no Espaço Cultural Eduardo Araujo com a participação do Projeto de Educação em Tempo Integral – PROETI Matutino da Escola Estadual Cel. Lídio Araújo e da comunidade joaimense. Neste dia, foram apresentadas 23 coreografias dentre elas: musica gospel, arrocha, axé, streat dance, forró, afro-brasileira, pop, eletrônica, rock anos 60 e musica renascentista. Foi um evento que superou todas as nossas expectativas como professores pelo numero de apresentações e pela quantidade de alunos participantes, mostrando mais uma vez que a Educação Física deixou de ser apenas a quadra e a bola. Foi possível interdisciplinar na escola, pois a disciplina artes participou efetivamente do evento contribuindo com os ensaios e também com a parte decorativa do espaço com os trabalhos confeccionados pelos alunos (desenhos), assim como as outras disciplinas que adequaram seus conteúdos para que os alunos pudessem ensaiar no período das aulas.




















 

Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil


PROJETO PEDAGÓGICO

Escola
C.M.E. Profª Shirley Soares Melo
Endereço
Rua Frederico Fulgêncio Peixoto nº 19, Bairro Ipê III Joaíma
CEP
39890000
Diretor(a) da Escola
Ivana Carla Cerceau Pinto Coelho
Supervisor(a) Pedagógica
Lívia Kangussu Gomes Oliveira Barreto
Telefone fixo da Instituição
(33) 3745-1204
E-mail
shirleysoaresmelo@yahoo.com.br


1-    IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:

Trânsito e Cidadania na Educação Infantil.





Público Alvo
Alunos Maternal I e Maternal II, 1º e 2º Período.
Nível de Ensino
Educação Infantil.
Período de Realização
18 a 25 de Setembro – Semana Nacional do Trânsito
Profissionais Envolvidos
Professores
Secretária Escolar
Supervisora  Pedagógica
Diretora

Parcerias Estabelecidas
DER
Polícia Militar
Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal



2-    JUSTIFICATIVA

                    Este projeto  foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade desta instituição de Educação Infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.
                  Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas ( Rodrigues,2007).
                Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “ trânsito”  tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.






3-    OBJETIVO GERAL:

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.







4-    PROBLEMATIZAÇÃO:

             Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?










Disciplinas Envolvidas
Atividades Propostas
Cronograma de Execução
Recursos
Necessários
Linguagem Oral e Escrita
-Textos Informativos e ilustrativos sobre o tema Trânsito. Vídeo Minuto animado You tube.

-Discussão sobre as regras de trânsito.
Trabalhar letras da palavra Trânsito.

- Contação de histórias (Fom-Fom/ As Caixas que Andam/ Era Uma Vez Uma Bicicleta.

1º Dia.



2º Dia


3º Dia
Textos Impressos , computador.


Material Concreto.



Livro das histórias mencionadas.
Matemática
-Fazer gráficos da turma (quantos tem triciclo, quantos tem bicicleta, quantos  os pais tem carro, quantos tem moto). Fazer também tabela no Word.
-Figuras Geométricas existentes nas placas de sinalização.
-Cores do Semáforo.


- Noções de Espaço( perto,longe,grande, pequeno, aqui, ali,etc) .
Medidas de Tempo ( ontem, hoje, amanhã, antes, depois).

3º Dia





2º Dia



1º Dia




4º Dia


5º Dia
Quadro, giz e computador.





Placas de sinalização.


Semáforo




Pátio da Escola.
Artes Visuais





- Confecção dos Meios de Transporte usando materiais recicláveis;
- Desenho dos meios de transporte no Paint
- confecção de cartilha de trânsito que será doada aos pais dos alunos;

6º Dia
Materiais recicláveis, cola, tesoura.


Papel  A4, lápis de cor e computador.



Será produzida em gráfica.
Natureza e Sociedade
- o Trânsito rural, urbano e de grandes cidades.
- Passeio no entorno da Escola observando o trânsito local.
4º Dia
Fotos, DVD.
Música e Movimento
 Cantar músicas fazendo gestos ( O trem maluco, aviãozinho, etc).


- Ensinar os alunos a atravessarem a rua corretamente.
- Solicitar que levem a bicicleta, o triciclo ou patinete e montar transitolândia.
5º Dia




3º Dia



6º Dia








Triciclo, patinete e bicicleta.







5- DESCRIÇÃO DOS RECURSOS (humanos, financeiros, materiais e equipamentos).


Polícia Militar  e DER – Palestras, levar veículos automotores para a rua da escola e explicar aos alunos sobre cada um deles e como devemos utilizá-los de forma correta.

Prefeitura Municipal -  Custear as Cartilhas Educativas e adesivos com o nome do projeto.

Secretaria Municipal de Educação – Fornecer materiais que serão utilizados no decorrer deste projeto.

 








6- RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que ao final desse projeto, os nossos alunos entendam que existem leis, regras e normas no trânsito e que é preciso conhecê-las e respeitá-las para que possamos viver melhor, preservando também a nossa vida e a do outro,  convivendo todos num  mundo mais solidário e que  tenha paz no trânsito e em todos os âmbitos da sociedade que estamos inseridos.








7- AVALIAÇÃO


O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora.






8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

9- COMPONENTES DO GRUPO
Elaine Cristina Botelho
Ivana Carla Cerceau Pinto Coelho
Kátia Pereira dos Santos
Lívia Kangussu Gomes Oliveira Barreto