PROJETO
LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL
Escola: CME Shirley Soares Melo e CME Bela
Vista
Tema: Leitura na Educação Infantil
Subtema: Vivendo o mundo imaginário
Duração: 2 semanas
Disciplinas: Português, Matemática,
Natureza/Sociedade, Música/Movimento e Artes Visuais.
Professores: Josélia, Fabiana, Nilza, Cíntia,
Aclécio, Luzeni, Ana Ribeiro.
Introdução:
Este
projeto intitulado “Vivendo o mundo imaginário” vem buscar soluções para os
problemas de leitura encontrados na atual situação educacional. Com este
projeto objetivamos com as turmas de educação infantil proporcionar condições
para o desenvolvimento do hábito da leitura no contexto escolar e extraescolar.
Para alcançarmos esses objetivos trabalharemos subtemas que atenderão a
temática maior. Dessa forma, ao fim deste trabalho buscamos que nossos alunos
tenham contato com diversos tipos de textos, fazendo com que os mesmos saibam
utilizá-los nos diversos momentos de sua vida.
Justificativa:
A leitura, na contemporaneidade, surge como
algo fundamental para garantir as crianças o desenvolvimento de habilidades
necessárias à vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de criar, de
inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo enfrentado, de
desafiar a si próprio em busca de seus ideais. Ler não é simplesmente uma ação
mecânica, é acima de tudo um ato de coragem que permitirá ao seu praticante ver
a realidade desvelada de suas impurezas sociais.
Objetivo
Geral
Proporcionar condições para o
desenvolvimento do hábito da leitura no contexto escolar e extraescolar.
Conteúdos
Brincadeiras;
Habilidades manuais, Canções; Diferentes ritmos; Contagem oral; Calculo mental;
Identificação de números; Peso, volume, tempo; Leitura de informações;
Conversar, brincar, comunicar e expressar desejos; Elaboração de perguntas e
respostas ;Reconto de historias; Contos, parlendas, rimas e poemas ;Leitura
como fonte de prazer e entretenimento. Escrita do próprio punho; Percepção das
sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.
Metodologia
A
metodologia a ser utilizada é a sócio interacionista, pois buscaremos trabalhar
com a interação do sujeito como meio, proporcionando sua participação ativa,
gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Por
esse motivo trabalharemos com as relações inter e intrapessoais, pois o aluno
não é aquele que produz a própria aprendizagem, mas aquele que aprende com o
outro e com o grupo social que convive.
Desenvolvimento
Para
garantir a realização do trabalho o projeto será organizado em vários subtemas
de pesquisa, sendo eles: Poesias, Histórias, Parlendas, Receitas, Bulas, Cartas,
Paródias, Contos, Cantigas populares.
Os subtemas de pesquisa ficará a cargo do
professor de educação infantil, que trabalhará de acordo com as necessidades de
suas turmas. Para atingir tais objetivos será utilizado, pesquisa
bibliográficas, produções, confecções de materiais, TV Escola, Data Show e
computador.
Tecnologias utilizadas
Fazer
uso das TIC’s: vídeo, maquinas fotográficas, TV, dvd, aparelho de som, cd,
impressora, computador, filmadora.
Avaliação
A
avaliação será continua possibilitando que as crianças acompanhem suas
conquistas e suas dificuldades ao longo do seu aprendizado. Assim, a avaliação
terá como objetivo intervir e modificar a prática docente para garantir uma
aprendizagem significativa para as crianças, não sendo de caráter promocional,
mas servindo como orientadora de intervenções para sanar as dificuldades
existentes no decorrer da aprendizagem. Para tanto, utilizaremos para a
sistematização destes saberes caderno de campo, relatórios e portfólios.
Referências:
·
PCN’s;
·
Revista Nova Escola;
·
Livros didáticos;