PROJETO PEDAGÓGICO
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Escola
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C.M.E. Profª Shirley Soares Melo
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Endereço
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Rua Frederico Fulgêncio Peixoto nº 19, Bairro Ipê III Joaíma
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CEP
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39890000
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Diretor(a) da Escola
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Ivana Carla Cerceau Pinto Coelho
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Supervisor(a) Pedagógica
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Lívia Kangussu Gomes Oliveira Barreto
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Telefone fixo da Instituição
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(33) 3745-1204
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E-mail
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shirleysoaresmelo@yahoo.com.br
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1- IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:
Trânsito e Cidadania na Educação Infantil.
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Público Alvo
Alunos Maternal I e Maternal II, 1º e 2º Período.
Nível de Ensino
Educação Infantil.
Período de Realização
18 a 25 de Setembro – Semana Nacional do Trânsito
Profissionais Envolvidos
Professores
Secretária Escolar
Supervisora Pedagógica
Diretora
Parcerias Estabelecidas
DER
Polícia Militar
Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal
2- JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade desta instituição de Educação Infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas ( Rodrigues,2007).
Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “ trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
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3- OBJETIVO GERAL:
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
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4- PROBLEMATIZAÇÃO:
Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
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Disciplinas Envolvidas
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Atividades Propostas
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Cronograma de Execução
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Recursos
Necessários
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Linguagem Oral e Escrita
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-Textos Informativos e ilustrativos sobre o tema Trânsito. Vídeo Minuto animado You tube.
-Discussão sobre as regras de trânsito.
Trabalhar letras da palavra Trânsito.
- Contação de histórias (Fom-Fom/ As Caixas que Andam/ Era Uma Vez Uma Bicicleta.
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1º Dia.
2º Dia
3º Dia
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Textos Impressos , computador.
Material Concreto.
Livro das histórias mencionadas.
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Matemática
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-Fazer gráficos da turma (quantos tem triciclo, quantos tem bicicleta, quantos os pais tem carro, quantos tem moto). Fazer também tabela no Word.
-Figuras Geométricas existentes nas placas de sinalização.
-Cores do Semáforo.
- Noções de Espaço( perto,longe,grande, pequeno, aqui, ali,etc) .
Medidas de Tempo ( ontem, hoje, amanhã, antes, depois).
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3º Dia
2º Dia
1º Dia
4º Dia
5º Dia
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Quadro, giz e computador.
Placas de sinalização.
Semáforo
Pátio da Escola.
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Artes Visuais
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- Confecção dos Meios de Transporte usando materiais recicláveis;
- Desenho dos meios de transporte no Paint
- confecção de cartilha de trânsito que será doada aos pais dos alunos;
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6º Dia
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Materiais recicláveis, cola, tesoura.
Papel A4, lápis de cor e computador.
Será produzida em gráfica.
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Natureza e Sociedade
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- o Trânsito rural, urbano e de grandes cidades.
- Passeio no entorno da Escola observando o trânsito local.
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4º Dia
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Fotos, DVD.
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Música e Movimento
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Cantar músicas fazendo gestos ( O trem maluco, aviãozinho, etc).
- Ensinar os alunos a atravessarem a rua corretamente.
- Solicitar que levem a bicicleta, o triciclo ou patinete e montar transitolândia.
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5º Dia
3º Dia
6º Dia
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Triciclo, patinete e bicicleta.
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5- DESCRIÇÃO DOS RECURSOS (humanos, financeiros, materiais e equipamentos).
Polícia Militar e DER – Palestras, levar veículos automotores para a rua da escola e explicar aos alunos sobre cada um deles e como devemos utilizá-los de forma correta.
Prefeitura Municipal - Custear as Cartilhas Educativas e adesivos com o nome do projeto.
Secretaria Municipal de Educação – Fornecer materiais que serão utilizados no decorrer deste projeto.
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6- RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que ao final desse projeto, os nossos alunos entendam que existem leis, regras e normas no trânsito e que é preciso conhecê-las e respeitá-las para que possamos viver melhor, preservando também a nossa vida e a do outro, convivendo todos num mundo mais solidário e que tenha paz no trânsito e em todos os âmbitos da sociedade que estamos inseridos.
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7- AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora.
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8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS