Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil


PROJETO PEDAGÓGICO

Escola
C.M.E. Profª Shirley Soares Melo
Endereço
Rua Frederico Fulgêncio Peixoto nº 19, Bairro Ipê III Joaíma
CEP
39890000
Diretor(a) da Escola
Ivana Carla Cerceau Pinto Coelho
Supervisor(a) Pedagógica
Lívia Kangussu Gomes Oliveira Barreto
Telefone fixo da Instituição
(33) 3745-1204
E-mail
shirleysoaresmelo@yahoo.com.br


1-    IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:

Trânsito e Cidadania na Educação Infantil.





Público Alvo
Alunos Maternal I e Maternal II, 1º e 2º Período.
Nível de Ensino
Educação Infantil.
Período de Realização
18 a 25 de Setembro – Semana Nacional do Trânsito
Profissionais Envolvidos
Professores
Secretária Escolar
Supervisora  Pedagógica
Diretora

Parcerias Estabelecidas
DER
Polícia Militar
Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal



2-    JUSTIFICATIVA

                    Este projeto  foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade desta instituição de Educação Infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.
                  Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas ( Rodrigues,2007).
                Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “ trânsito”  tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.






3-    OBJETIVO GERAL:

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.







4-    PROBLEMATIZAÇÃO:

             Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?










Disciplinas Envolvidas
Atividades Propostas
Cronograma de Execução
Recursos
Necessários
Linguagem Oral e Escrita
-Textos Informativos e ilustrativos sobre o tema Trânsito. Vídeo Minuto animado You tube.

-Discussão sobre as regras de trânsito.
Trabalhar letras da palavra Trânsito.

- Contação de histórias (Fom-Fom/ As Caixas que Andam/ Era Uma Vez Uma Bicicleta.

1º Dia.



2º Dia


3º Dia
Textos Impressos , computador.


Material Concreto.



Livro das histórias mencionadas.
Matemática
-Fazer gráficos da turma (quantos tem triciclo, quantos tem bicicleta, quantos  os pais tem carro, quantos tem moto). Fazer também tabela no Word.
-Figuras Geométricas existentes nas placas de sinalização.
-Cores do Semáforo.


- Noções de Espaço( perto,longe,grande, pequeno, aqui, ali,etc) .
Medidas de Tempo ( ontem, hoje, amanhã, antes, depois).

3º Dia





2º Dia



1º Dia




4º Dia


5º Dia
Quadro, giz e computador.





Placas de sinalização.


Semáforo




Pátio da Escola.
Artes Visuais





- Confecção dos Meios de Transporte usando materiais recicláveis;
- Desenho dos meios de transporte no Paint
- confecção de cartilha de trânsito que será doada aos pais dos alunos;

6º Dia
Materiais recicláveis, cola, tesoura.


Papel  A4, lápis de cor e computador.



Será produzida em gráfica.
Natureza e Sociedade
- o Trânsito rural, urbano e de grandes cidades.
- Passeio no entorno da Escola observando o trânsito local.
4º Dia
Fotos, DVD.
Música e Movimento
 Cantar músicas fazendo gestos ( O trem maluco, aviãozinho, etc).


- Ensinar os alunos a atravessarem a rua corretamente.
- Solicitar que levem a bicicleta, o triciclo ou patinete e montar transitolândia.
5º Dia




3º Dia



6º Dia








Triciclo, patinete e bicicleta.







5- DESCRIÇÃO DOS RECURSOS (humanos, financeiros, materiais e equipamentos).


Polícia Militar  e DER – Palestras, levar veículos automotores para a rua da escola e explicar aos alunos sobre cada um deles e como devemos utilizá-los de forma correta.

Prefeitura Municipal -  Custear as Cartilhas Educativas e adesivos com o nome do projeto.

Secretaria Municipal de Educação – Fornecer materiais que serão utilizados no decorrer deste projeto.

 








6- RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que ao final desse projeto, os nossos alunos entendam que existem leis, regras e normas no trânsito e que é preciso conhecê-las e respeitá-las para que possamos viver melhor, preservando também a nossa vida e a do outro,  convivendo todos num  mundo mais solidário e que  tenha paz no trânsito e em todos os âmbitos da sociedade que estamos inseridos.








7- AVALIAÇÃO


O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora.






8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

9- COMPONENTES DO GRUPO
Elaine Cristina Botelho
Ivana Carla Cerceau Pinto Coelho
Kátia Pereira dos Santos
Lívia Kangussu Gomes Oliveira Barreto