PROJETO DE INTERVENÇÃO (ESCOLA MUNICIPAL Dr. ANTÔNIO JERÔNIMO DE OLIVEIRA)


 

 

TRABALHO - PROINFO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema-Aprendendo com o uso do data show

PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 2º ANO

Público alvo: Alunos do Baixo Desempenho do 1º ano - Ciclo de Alfabetização

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO:

As atividades serão aplicadas pela professora regente em sala de aula, com o propósito de intervir na realidade dos alunos que se encontram no Baixo Desempenho. Outro objetivo da atividade é de fazer sondagem dos conhecimentos da turma relativos às capacidades da consciência fonológica.  Os pontos fortes da atividade são:  o lúdico, desafio, dinamismo.

A base da atividade é a reflexão coletiva a partir das argumentações (justificativas) dadas pelas duplas para cada resposta encontrada;  a professora tem um papel importante para fazer questionamentos e conduzir as discussões dinamizando o tempo, mantendo interesse, vontade de participar, aprender e curiosidade pelo texto-surpresa. Os alunos (dupla) responderão a cada questionamento levantando a ficha relativa.

O propósito é de que, realmente, os alunos consigam ler palavras, é que propomos o caminho: ler palavras (geradoras), consciência fonológica e leitura de texto.

 

DESENVOLVIMENTO:

1º momento:   Antes do início do trabalho com os slides

Propor um acordo com os alunos, motivando e desafiando-os para uma força tarefa conjunta  (com prosseguimento até final do ano). Fazer combinados de atitudes individuais e da turma para realização de todas as atividades com concentração, atenção e garra para aprender a ler. Dizer que a atividade que faremos (slides) será o início da força tarefa, que prosseguirá com a professora. São atividades que se misturam a brincadeira, mas que exigem atenção, reflexão,  tentativa (arriscar) e obediência a regras do jogo (comandos,responder quando solicitado).

2º momento:    Trabalho interativo com slides

ü Distribuir envelopes para alunos (agrupados em duplas ou trio), contendo fichas com palavras, sílabas, letras, números, texto, imagem.

ü Começa o jogo: cada dupla levantará uma ficha à escolha e dirá se é uma palavra, letra ou....

ü Desafio para aprendizagem:  A nossa atividade é com um texto surpresa! Para conhecê-lo vocês (alunos) terão que adivinhar sobre o que o texto fala,  facilitaremos apresentando algumas pistas “imagens e palavras” que terão que ser lidas para dar continuidade ao jogo até chegarmos ao texto-surpresa.

1º slide:  desenho da casa

ü  Levantamento de hipóteses: A história do texto surpresa  aparece este lugar. Que imagem é esta? De quem será esta casa? Parece uma casa comum, misteriosa, mal assombrada? ...( Atenção analistas, não podemos ficar muito tempo com levantamento de hipóteses.)

ü  Leitura de palavras: Para continuar o jogo cada dupla deverá encontrar a palavra CASA entre as fichas que receberam. Questionar como eles descobriram que a palavra é casa, ouvir primeiro alunos que não acertaram, buscando promover a reflexão sobre fonema ou sílaba/letra inicial (qual outra palavra que eles conhecem que começa com a mesma sílaba).

2º slide:  desenho da bruxa  -3º slide:  desenho do sapo  - 4º slide:  desenho do rato

5º, 6º e 7º  slide:   palavras e imagem

ü  Leitura de palavras/associação palavra e imagem-   Avisar a turma que  a leitura vai ser silenciosa, cada aluno vai ler a palavra apresentada no slide e em seguida encontrar o desenho do nome da imagem (entre as fichas que receberam).  Agora apresentaremos palavras que também fazem parte do texto-surpresa, vamos continuar participando e lendo para seguir a trilha até chegarmos ao texto, vocês vão adorar.

Discutir cada resposta dos alunos, buscando promover reflexão fonêmica. Em seguida apresentar a imagem do slide para confirmação da resposta solicitada.

v  A estratégia destes slides é a mesma dos anteriores, ocorrendo somente a inversão apresenta a palavra para ser lida no slide e alunos encontrarão a imagem. No slide de nº 07, refletir sobre o som de R e posição da sílaba RA.

8º slide:   Imagem coruja e atividade de consciência fonêmica

ü  Consciência fonêmica- Explorar o animal: sabem que animal é este? Onde ele vive? Quais as características da coruja que vocês conhecem? Abrir e ler o enunciado e as opções de respostas, deixar os alunos encontrarem a palavra que tem o mesmo som inicial de coruja (casa). Discutir todas as respostas, provavelmente os alunos terão dificuldade por não conhecerem som  e sim nome de letra e sílaba. Fazer uma intervenção para que alunos saibam que além de nome as letras têm um som (apresentar som da letra c ou mostrar vídeo com fonemas).

9º, 10º,11ºe 12º slide:   Trabalho com sílaba

ü  Consciência silábica – Crianças, Inicialmente incentivá-los a ler a palavra (chamar atenção para pistas, sílaba conhecida). Abrir e ler enunciado para alunos e desafiá-los a encontrar a resposta solicitada (podem contar sílabas no dedo). Eles podem usar a ficha com a palavra para visualização de perto e discussão da dupla. Após discussão coletiva apresentar resposta correta no slide (levantar suspense).

13º slide:  Texto

ü  E agora? É a última chance para ver qual dupla já sabe de que nosso texto fala (deixar alunos falarem um pouco para aguçar a curiosidade, incentivo para ler. Apresentar 1º a imagem: este é o lugar onde se passa o texto (explorar rapidamente a imagem). Em seguida apresentar título e questionar sobre de que sujeira o texto fala, refletir sobre como é viver e conviver em local sujo, como se sentem quando estão suados, sujos.

Apresentar o texto e deixar um tempo para que eles tentem lê-lo (em duplas e coletivo). Chame a atenção para as palavras que foram lidas anteriormente (a partir das palavras conhecidas podemos identificar outras e ter noção do texto). Em seguida ler o texto para alunos com bastante entonação, pode-se variar nas estratégias de leitura (compartilhada). Certificar junto com todos se realmente todos os personagens e nome das imagens apresentadas antes aparecem no texto. Questionar: está faltando algo neste texto? Se eles não disserem falar da ausência do autor e explicar a razão (texto de domínio público, criação popular).

 

 

14º e 15º slide:   consciência de palavra e frase

ü  Abrir e ler enunciado, dar tempo para alunos encontrarem resposta, discutir as respostas.

16º slide:  Terminação fonológica 

ü  Abrir e ler o enunciado, abrir a imagem (coruja) e pedir que falem a palavra prestando atenção no som final. Abrir as opções de resposta, deixar que os alunos tentem ler as opções  e encontrem a respostas apresentando a ficha. Discutir todas as respostas e apresentar a confirmação correta.

17º e 18º slide:   Questões do texto: inferência e localizar informação explícita

ü  Avisar alunos que o texto será lido novamente e eles deverão prestar atenção pois o novo desafio é responder questões relacionadas.Abrir e ler o enunciado, deixar que os alunos tentem ler as opções de respostas (posteriormente ler para eles) e pedir que mostrem a letra relativa a sua escolha (A-B-C-D). Ouvir argumentações e deixar que eles cheguem a opção correta (voltar ao texto quantas vezes for preciso). Os alunos têm o texto em mãos (kit).

RESULTADO

Este trabalho será executado em 3 semanas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: www. meucantinhopreferido.com.br

 

 

 

Grupo : Escola Municipal Dr. Antônio Jerônimo de Oliveira