TRABALHO
- PROINFO
TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
Tema-Aprendendo com o uso do data show
PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 2º ANO
Público alvo: Alunos
do Baixo Desempenho do 1º ano - Ciclo de Alfabetização
OBJETIVO/JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO:
As
atividades serão aplicadas pela professora regente em sala de aula, com o
propósito de intervir na realidade dos alunos que se encontram no Baixo Desempenho.
Outro objetivo da atividade é de fazer sondagem dos conhecimentos da turma
relativos às capacidades da consciência fonológica. Os pontos fortes da atividade são: o lúdico, desafio, dinamismo.
A base da atividade é a
reflexão coletiva a partir das argumentações (justificativas) dadas pelas
duplas para cada resposta encontrada; a
professora tem um papel importante para fazer questionamentos e conduzir as
discussões dinamizando o tempo, mantendo interesse, vontade de participar,
aprender e curiosidade pelo texto-surpresa. Os alunos (dupla) responderão a
cada questionamento levantando a ficha relativa.
O
propósito é de que, realmente, os alunos consigam ler palavras, é que propomos
o caminho: ler palavras (geradoras), consciência fonológica e leitura de texto.
DESENVOLVIMENTO:
1º
momento: Antes do início do trabalho com os slides
Propor um acordo com os
alunos, motivando e desafiando-os para uma força tarefa conjunta (com prosseguimento até final do ano). Fazer
combinados de atitudes individuais e da turma para realização de todas as
atividades com concentração, atenção e garra para aprender a ler. Dizer que a
atividade que faremos (slides) será o início da força tarefa, que prosseguirá
com a professora. São atividades que se misturam a brincadeira, mas que exigem
atenção, reflexão, tentativa (arriscar)
e obediência a regras do jogo (comandos,responder quando solicitado).
2º
momento: Trabalho interativo com slides
ü Distribuir
envelopes para alunos (agrupados em duplas ou trio), contendo fichas com palavras,
sílabas, letras, números, texto, imagem.
ü Começa
o jogo: cada dupla levantará uma ficha à escolha e dirá se é uma palavra, letra
ou....
ü Desafio
para aprendizagem: A nossa atividade é
com um texto surpresa! Para conhecê-lo vocês (alunos) terão que adivinhar sobre
o que o texto fala, facilitaremos
apresentando algumas pistas “imagens e palavras” que terão que ser lidas para
dar continuidade ao jogo até chegarmos ao texto-surpresa.
1º
slide: desenho
da casa
ü Levantamento
de hipóteses: A história do texto surpresa aparece este lugar. Que imagem é esta? De
quem será esta casa? Parece uma casa comum, misteriosa, mal assombrada? ...(
Atenção analistas, não podemos ficar muito tempo com levantamento de
hipóteses.)
ü Leitura
de palavras: Para continuar o jogo cada dupla deverá
encontrar a palavra CASA entre as fichas que receberam. Questionar como
eles descobriram que a palavra é casa, ouvir primeiro alunos que não acertaram,
buscando promover a reflexão sobre fonema ou sílaba/letra inicial (qual outra
palavra que eles conhecem que começa com a mesma sílaba).
2º
slide: desenho
da bruxa -3º slide: desenho do
sapo - 4º slide: desenho do rato
5º,
6º e 7º slide: palavras e imagem
ü Leitura
de palavras/associação palavra e imagem- Avisar a turma que a leitura vai ser silenciosa, cada aluno vai
ler a palavra apresentada no slide e em seguida encontrar o desenho do nome da
imagem (entre as fichas que receberam).
Agora apresentaremos palavras que também fazem parte do texto-surpresa,
vamos continuar participando e lendo para seguir a trilha até chegarmos ao
texto, vocês vão adorar.
Discutir
cada resposta dos alunos, buscando promover reflexão fonêmica. Em seguida
apresentar a imagem do slide para confirmação da resposta solicitada.
v A
estratégia destes slides é a mesma dos anteriores, ocorrendo somente a inversão
apresenta a palavra para ser lida no slide e alunos encontrarão a imagem. No
slide de nº 07, refletir sobre o som de R e posição da sílaba RA.
8º
slide: Imagem
coruja e atividade de consciência fonêmica
ü Consciência fonêmica- Explorar
o animal: sabem que animal é este? Onde ele vive? Quais as características da
coruja que vocês conhecem? Abrir e ler o enunciado e as opções de respostas,
deixar os alunos encontrarem a palavra que tem o mesmo som inicial de coruja
(casa). Discutir todas as respostas, provavelmente os alunos terão dificuldade
por não conhecerem som e sim nome de
letra e sílaba. Fazer uma intervenção para que alunos saibam que além de nome
as letras têm um som (apresentar som da letra c ou mostrar vídeo com fonemas).
9º,
10º,11ºe 12º slide: Trabalho
com sílaba
ü Consciência
silábica – Crianças, Inicialmente incentivá-los a ler a palavra
(chamar atenção para pistas, sílaba conhecida). Abrir e ler enunciado para
alunos e desafiá-los a encontrar a resposta solicitada (podem contar sílabas no
dedo). Eles podem usar a ficha com a palavra para visualização de perto e
discussão da dupla. Após discussão coletiva apresentar resposta correta no
slide (levantar suspense).
13º
slide: Texto
ü E
agora? É a última chance para ver qual dupla já sabe de que nosso texto fala
(deixar alunos falarem um pouco para aguçar a curiosidade, incentivo para ler.
Apresentar 1º a imagem: este é o
lugar onde se passa o texto (explorar rapidamente a imagem). Em seguida apresentar
título e questionar sobre de que sujeira o texto fala, refletir sobre como é
viver e conviver em local sujo, como se sentem quando estão suados, sujos.
Apresentar
o texto e deixar um tempo para que eles tentem lê-lo (em duplas e coletivo).
Chame a atenção para as palavras que foram lidas anteriormente (a partir das
palavras conhecidas podemos identificar outras e ter noção do texto). Em
seguida ler o texto para alunos com bastante entonação, pode-se variar nas
estratégias de leitura (compartilhada). Certificar junto com todos se realmente
todos os personagens e nome das imagens apresentadas antes aparecem no texto.
Questionar: está faltando algo neste texto? Se eles não disserem falar da
ausência do autor e explicar a razão (texto de domínio público, criação
popular).
14º
e 15º slide: consciência
de palavra e frase
ü Abrir
e ler enunciado, dar tempo para alunos encontrarem resposta, discutir as
respostas.
16º
slide: Terminação
fonológica
ü Abrir
e ler o enunciado, abrir a imagem (coruja) e pedir que falem a palavra
prestando atenção no som final. Abrir as opções de resposta, deixar que os
alunos tentem ler as opções e encontrem
a respostas apresentando a ficha. Discutir todas as respostas e apresentar a
confirmação correta.
17º
e 18º slide: Questões
do texto: inferência e localizar informação explícita
ü Avisar
alunos que o texto será lido novamente e eles deverão prestar atenção pois o
novo desafio é responder questões relacionadas.Abrir e ler o enunciado, deixar
que os alunos tentem ler as opções de respostas (posteriormente ler para eles)
e pedir que mostrem a letra relativa a sua escolha (A-B-C-D). Ouvir
argumentações e deixar que eles cheguem a opção correta (voltar ao texto
quantas vezes for preciso). Os alunos têm o texto em mãos
(kit).
RESULTADO
Este trabalho será executado em 3 semanas.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: www. meucantinhopreferido.com.br
Grupo : Escola Municipal Dr. Antônio Jerônimo de Oliveira