ATIVIDADE
2.6
PLANO
DE AULA
ESCOLA
MUNICIPAL DOUTOR ANTÔNIO JERÔNIMO DE OLIVEIRA
PROFESSOR: Ronaldo, Edvânia, Marilene e Záira
DURAÇAO: 6 aulas
NÍVEL DE ENSINO: Fundamenta l (6º ao 9º)
CAPACIDADES:
- Conhecer, experimentar e explorar elementos
da dança;
-
Desenvolver atividades que trabalhem a expressão corporal;
-
Associar as tecnologias com os movimentos da dança (coreografias);
RECURSO DE ENSINO: Cd,aparelho de DVD e som, Televisão,
Data show, laboratório de informática com acesso a internet, espaço para as
coreografias.
DESENVOLVIMENTO:
1º Momento – Levantamento dos
conhecimentos dos alunos e pesquisa sobre dança.
O que é
dança?
Quais os
elementos da dança?
Quais as
danças que vocês conhecem?
Quais os
ritmos que vocês sabem dançar?
Falar sobre
a história e a evolução da dança.
O que é
preciso para saber dançar?
2º Momento – Apreciação das
danças pelos alunos
3º Momento – Proponha
aos alunos que experimentem dançar ao som de algumas músicas (pode músicas do
momento, com vários ritmos diferentes)
4º Momento – Montar
com os alunos um Evento de Dança com ritmos pré-estabelecidos para cada turma e
ano escolar.
Ø Elaborar o nome do
evento e também a logomarca do projeto (através de desenhos feitos pelos alunos
e seleção do melhor que retrata a dança e ritmos).
-
Avaliação:
Conheceram danças de nossa cultura e de outras
culturas;
Valorizaram o desenvolvimento do projeto em todas
as suas etapas;
Construíram uma coreografia para o evento;
Participaram do Evento de Dança;
As três primeiras etapas
deste plano foram executadas na Escola Municipal Doutor Antônio Jerônimo de
Oliveira, localizada na Rua IPÊ nº 100 no bairro Ipê I em Joaíma-MG. A quarta
etapa deste plano que corresponde ao evento final, onde os alunos são
preparados para que possam demonstrar seus dons através da dança foi realizada
no Espaço Cultural Eduardo Araujo com a participação do Projeto de Educação em
Tempo Integral – PROETI Matutino da Escola Estadual Cel. Lídio Araújo e da
comunidade joaimense. Neste dia, foram apresentadas 23 coreografias dentre elas:
musica gospel, arrocha, axé, streat dance, forró, afro-brasileira, pop,
eletrônica, rock anos 60 e musica renascentista. Foi um evento que superou
todas as nossas expectativas como professores pelo numero de apresentações e pela
quantidade de alunos participantes, mostrando mais uma vez que a Educação Física
deixou de ser apenas a quadra e a bola. Foi possível interdisciplinar na
escola, pois a disciplina artes participou efetivamente do evento contribuindo
com os ensaios e também com a parte decorativa do espaço com os trabalhos
confeccionados pelos alunos (desenhos), assim como as outras disciplinas que
adequaram seus conteúdos para que os alunos pudessem ensaiar no período das
aulas.